No âmbito das celebrações dos 40 anos, o grupo Ghorwane, uma das maiores e emblemáticas bandas de Moçambique, de África e do mundo apresenta-se em concerto em tributo á Zeca Alage e Pedro Langa esta Sexta –Feira dia 07.07.2023 as 18 horas na Galeria do Porto de Maputo e terá como convidado especial o musico Radjha Aly.
Ghorwane é uma banda moçambicana formada em 1983. O nome da banda foi inspirado em um lago, do distrito de Chibuto, terra natal de Pedro Langa na província de Gaza. O seu estilo é uma combinação da tradicional música de Moçambique e Afropop. As músicas da banda são cantadas nas línguas locais, incluindo o XiChangana. A banda foi formada por Pedro Langa, que foi assassinado em 2001. O álbum VANA VA NDOTA lançado em 2005 foi dedicado à Zeca Alage (1959-1993), também assassinado e Pedro Langa (1959-2001).
Actualmente são integrantes da banda, Roberto Maximiano Chitsonzo, Carlos Gove, Joni Schwalbach, Antoninho Baza, Muzila Xavier Malembe, Tony Paco, Nacito Pascoal, Gjivas Madeule, Joaquim Domingos
Álbuns: com um leque considerável de álbuns como : Majurugenta – 1991, Não e preciso empurrar- 1994, Kudumba – 1996, Mozambique Relief – 2000, Vana vá ndota- 2005 e Kukavata – 2015
Os Bons rapazes como são acarinhados são um Ícone na música e na história de Moçambique e de África . Fizeram também parte da banda músicos como Tchica Vicente, Arsénio Hilário, José “Zeca” Alage, Pedro Langa, Dingo Sambo, Jorge César, Jorge Moisés, Karen Boswell, Moreira Chonguiça, Ivan Mazuze, Bertina “Tina” Cândido, Nanando, Celso Paco, Henrique Salas, Riquito Mafambane, Benjamim Canda, Costa Neto, César Reis fizeram parte da banda. (Moz24h)