A Fundação Salimo Abdula (FSA) realizou, recentemente, em Maputo, um evento de angariação de fundos para o apoio a pessoas que padecem dos cancros da mama e da próstata. Diz o comunicado da fundação enviado a nossa redacção
A ideia, segundo Salimo Abdula, patrono da FSA, é contribuir tanto para a consciencialização como para unir esforços e recursos com vista a minorar o sofrimento das pessoas que padecem destas doenças. O patrono da Fundação disse ser fundamental o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade em prol desta causa, realidade que permitirá evitar que mais vidas se percam devido ao cancro.
“Através desta iniciativa, queremos promover a importância da actividade física e dos cuidados com a saúde, ao mesmo tempo que pretendemos consciencializar a sociedade sobre os desafios relativos aos cancros da mama e da próstata, doenças que nos últimos tempos têm afectado muitas pessoas, provocando sofrimento e limitando sonhos. Queremos, a partir deste evento, apelar para a necessidade de juntarmos recursos, com vista a apoiar quem neste momento luta contra o cancro da mama ou da próstata. Se lutarmos juntos pela mesma causa, acreditamos que somos capazes de vencer o sofrimento trazido por estas doenças”, anotou Salimo Abdula.
A Fundação Salimo Abdula juntou-se a este movimento no âmbito do Outubro Rosa (mês de sensibilização sobre o cancro da mama) e do Novembro Azul (em prol do cancro da próstata).
No quadro desta iniciativa, os valores arrecadados, peças de roupa e produtos não perecíveis serão canalizados ao Hospital Central de Maputo (HCM), a maior e mais antiga unidade sanitária do país.
Paulo Oliveira, Presidente da Fundação Salimo Abdula, deixou o compromisso do contínuo apoio a iniciativas que visem o bem-estar social.
“Temos uma visão futurista e queremos manter a posição de referência na assistência e ajuda ao próximo, assim como na criação de projectos que impactam de forma positiva na vida das pessoas. Tudo isto fazemos de forma íntegra, honesta e transparente, por isso que organizámos este evento, para juntos buscarmos soluções com vista a apoiar pessoas com cancro da mama ou da próstata”, disse Paulo Oliveira.
No ano passado (2022), de acordo com estatísticas oficiais, foram diagnosticados cerca de 26 mil novos casos de cancro no país, prevendo-se que, até 2040, possam ser registados cerca de 52 mil casos da doença.
A Fundação Salimo Abdula é uma organização sem fins lucrativos, que dá suporte e assistência a diversas instituições de caridade e entidades individuais. (Moz24h)