Segundo comunicado de Imprensa enviado a nossa redacção o Programa Mundial para a Alimentação (PMA) das Nações Unidas celebra uma contribuição de 1 milhão de euros da França para apoiar a resposta nutricional de emergência do PMA em três províncias do norte de Moçambique.
A contribuição destina–se a apoiar o Programa Nacional de Reabilitação Nutricional do governo que visa o tratamento e prevenção da desnutrição aguda de mais de 90 mil pessoas, especificamente mulheres grávidas e que amamentam e crianças com menos de cinco anos de idade nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa.
“Garantir cuidados de saúde e o consumo de nutrientes essenciais é crítico para prevenir e tratar a desnutrição no contexto da insegurança alimentar”, diz Antonella D’Aprile, Directora Nacional do PMA em Moçambique. “O apoio da França chega num momento oportuno, permitindo–nos fornecer um pacote de actividades preventivas e de tratamento a grupos de pessoas vulneráveis”.
Como parte do Programa de Reabilitação Nutricional, o PMA fornece alimentos nutritivos especializados e material médico necessário a mais de 300 unidades de saúde nas três províncias do Norte para tratar a desnutrição aguda moderada. A assistência do PMA inclui também o treinamento e orientação dos trabalhadores dessas unidades sobre o programa e apoio para expandir o rastreio da desnutrição aguda, a vacina contra o sarampo, suplementação de vitamina A e desparasitação nas comunidades, através das brigadas móveis.
O Governo de França é um sólido apoiante das actividades de nutrição do PMA em Moçambique. Desde 2021, a França contribuiu com um total de 2,5 milhões de euros para as actividades do PMA em Moçambique.(Moz24h)