O Moz24h foi informado de fontes idôneas que os antigos presidentes da República e da Frelimo, respectivamente Joaquim Alberto Chissano (1986-2004) e Armando Emílio Guebuza (2005-2015) que até ao final da tarde de hoje, 2, ainda não haviam recebidos os convites formais da organização para tomarem assento no Comitê Central (CC) Extraordinário que se realiza amanhã, na escola do partido na Matola.
E na reunião de amanhã, deverá ser formalmente conhecido o candidato presidencial da Frelimo que vai suceder o actual incumbente (Filipe Jacinto Nyusi), às eleições gerais de 9 de Outubro próximo, depois de um suspense que dura há vários meses.
A questão da sucessão de Nyusi na Frelimo está a ser um pau de dois bicos, e os antigos presidentes, Chissano e Guebuza foram as figuras proeminentes mais destacadas que levantaram esta questão nas sessões do CC realizadas nos dias 5 e 6 de Abril do passado mês de Abril.
A Comissão Política da Frelimo (CP) convocou para 03 de Maio próximo, a realização da I sessão extraordinária do Comité Central (CC) que tem apenas um ponto de agenda que é a eleição da candidatura à Presidência da República.
O Moz24h contactou ainda hoje, sem sucesso, Ludmila Maguni, que é a porta-voz do Partido Frelimo, para confirmar este facto. No entanto é fato confirmado por este website, que nos gabinetes dos antigos presidentes não entraram convites (Moz24h)