INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 12 de outubro de 2023-Tudo indica que o número de autarquias geridas pelo Partido Frelimo voltará a aumentar na província de Nampula, local considerado o santuário da actual liderança do Partido Renamo que até ao momento gere maior parte delas.
Entretanto, para as eleições autárquicas realizadas ontem (11.10), o Partido Frelimo enviou para Nampula, o seu Director de campanha e apontado como “mastermind” de algumas ideias tenebrosas sobre os processos eleitorais, Celso Correia, que logo à sua chegada teve o grande imbróglio da desistência de Manuel Rodriguês, escolhido a dedo como Cabeça-de-lista para a Cidade de Nampula.
“Frustrado” com a situação, Celso Correia proferiu algumas indirectas para Manuel Rodriguês, mas mesmo assim, este não recuou da decisão, o que fez com que se escolhesse Luís Giquira, que apesar de ter caído no processo como um resgatado de última-hora, apresentava um discurso coerente. Entretanto, a Cidade de Nampula e Monapo, escaparam à Frelimo em Nampula, que mesmo com o “mega-esquema” do seu “melhor estratega” actual que vinha com a missão de recuperar todas as autarquias na posse da oposição, apenas garantiu algumas como a Ilha de Moçambique, Ribáuè, Mossuril, Angoche e alegadamente Nacala-Porto.
Conforme vários vídeos e editais partilhados nas redes sociais, demonstram que o Partido Frelimo é o virtual vencedor das eleições autarquias acima citadas, demonstrando que depois de cinco anos sob a gestão da oposição em algumas delas, finalmente o partido do batuque e da massaroca voltará a governar aqueles estratégicos municípios. (O.O.)