Arranca, nesta terça-feira, 26 de Setembro, a campanha eleitoral tendo em vista as sextas eleições autárquicas em Moçambique.
Ao todo são 21 congregações que estarão envolvidas na caça ao voto. Trata-se de 10 partidos políticos, oito grupos de cidadãos e três coligações de partidos políticos.
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Matsinhe, apelou a manifestação da maturidade cívica dos moçambicanos durante a Campanha Eleitoral, que vai prolongar-se até ao dia 9 de Outubro, ou seja, até dois dias antes da votação.
“A Comissão Nacional de Eleições acredita firmemente que os diversos intervenientes desta campanha eleitoral irão se distanciar de actos de violência política e de incitamento ao ódio,” disse Matsinhe.
Segundo os dados apresentados pela CNE, mais de 8,7 milhões de moçambicanos estão inscritos para votar nas sextas eleições autárquicas, sendo 2.8 milhões das províncias da Zambézia e de Nampula.
Nestas sextas eleições autárquicas, de 11 de outubro, há 11.572 candidatos a membros de assmebleias municipais, dos quais apenas 3.797 são mulheres em todas 65 autarquias.
O custo das eleições foi atualizado em alta, saindo dos 3.2 mil milhões para 14 mil milhões de meticais. (VOA)