Relativamente ao artigo ontem publicado pelo Moz24h que dava conta de trabalhadores amotinados na manha de ontem em frente ao Luxuoso Hotel Kirimizi na cidade de Pemba na província de Cabo Delgado exigindo o pagamento dos seus retroactivos, em direito a resposta pela segunda vez, o hotel afirmou que estavam a cuidar do caso, ‘ não fugimos , estamos aqui” , e que os trabalhadores não se amotinaram, apenas ‘ exaltaram-se os ânimos’. o Hotel compromete-se a solucionar todas as questões inerentes aos salários e outras.
https://moz24h.co.mz/e-foram-se-com-o-salario-dos-trabalhadores/
“A reunião foi para explicar aceitação ainda indefinida do Hotel e também de falou do pagamento dos salários os quais os pagamentos já estão em curso”. E que o numero de trabalhadores ‘e superior ao publicado pelo Moz24 ‘Não são cerca de 30 trabalhadores, são 70. Os trabalhadores não foram despedidos, o tribunal e banco financiador vieram de forma súbita e sem pré-aviso, fechou o Hotel. Como podemos falar de indemnização? Não sabemos ainda o futuro.”
O Hotel diz que fora também encontrado de surpresa e que ‘e prematuro falar de indemnização. Contudo reconhece o imbróglio financeiro em que esta envolto estando neste momento a resolver a questão junto dos seus parceiros .
“ Assuntos relacionados com a propriedade terão que ser dirigidos á mesma (PROMOZING LDA) nós EXOTEL somos a empresa de exploração do hotel e não estamos informados sobre assuntos relacionados com a divida entre proprietário e banco financiador. A EXOTEL não tem dividas e esta ate ao dia de hoje a cumprir com todas as suas obrigações. Neste momento só existem incertezas como compreendem todos nós fomos apanhados de surpresa e agora estamos a gerir a situação. primeiro a Exotel não tem nenhum problema financeiro é muito menos com o BV BIM . A Exotel simplesmente explora o Hotel. Entre BIM e a Promozing é que há um diferendo pois não chegam a um acordo quanto aos juros do Financiamento.”
Enfatizando a Administração da EXOTEL Sociedade Unipessoal, LDA, o Hotel enviou ontem a nossa redação um comunicado de imprensa com o seguinte teor
. “É com sentimento de tristeza que redijo este comunicado, para-vos informar e esclarecer sobre o súbito encerramento do Kirimizi, Hotel & Restaurante, localizado em Pemba Cabo Delgado, por tempo indeterminado. Este encerramento resulta de uma disputa prolongada com o banco financiador (BIM) e a PROMOZING LDA., empresa proprietária do edifício que alberga esta unidade hoteleira. Lamentavelmente, não obstante os esforços realizados, esta disputa não foi resolvida de maneira satisfatória até à presente data, resultando daí uma inesperada interrupção da operação.
A título de esclarecimento, exige informar que a responsabilidade da operação associada à exploração desta unidade hoteleira, compete à EXOTEL, Sociedade Unipessoal, LDA, detentora de um contrato de gestão e subitamente inibida de prosseguir os seus compromissos. Com efeito,
foi na passada segunda-feira, dia 30 de outubro, que este acordo de gestão terá sido compulsivamente anulado, de forma súbita e musculada e sem qualquer notificação por parte da entidade financiadora (BIM).
O Kirimizi Hotel & Restaurante tem sido um empreendimento que valorizamos profundamente, e a sua contribuição para a oferta hoteleira em Moçambique, representa um motivo de grande orgulho. A qualidade dos serviços prestados e o compromisso com a hospitalidade, foram traços distintivos da uma operação que resultou em inúmeras experiências memoráveis para os nossos hóspedes, amigos e colaboradores.
Lamentamos profundamente qualquer inconveniência que esta decisão possa causar aos nossos valiosos hóspedes, funcionários e parceiros de negócios. Estamos cientes da nossa responsabilidade face à comunidade local e ao setor da hospitalidade em Moçambique e estamos comprometidos na procura de uma solução que seja capaz de acautelar maiores danos e prejuízos.
Entretanto, gostaríamos de afirmar a nossa intenção de cumprimento com todas as obrigações legais, contratuais e financeiras relacionadas ao Hotel Kirimizi & Restaurante, com particular destaque para os salários dos trabalhadores. Nesse sentido, estamos a reunir esforços para que o pagamento a todos os trabalhadores seja concluído nos próximos dias, relembrando que, neste momento, para além do salário do passado mês de outubro, não existem pagamentos em atraso. Continuaremos a trabalhar de perto com as autoridades competentes e os nossos parceiros de negócios, no sentido de encontrar uma solução para as disputas pendentes e até a definição final do futuro do Hotel Kirimizi & Restaurante.
Agradecemos imensamente o apoio contínuo dos nossos clientes e parceiros e a compreensão da nossa situação. Continuaremos a manter todos informados sobre os desenvolvimentos futuros relacionados ao Hotel Kirimizi & Restaurante.
Esperamos que esta situação possa ser resolvida de maneira satisfatória, e que possamos reabrir as nossas portas para receber os nossos estimados hóspedes novamente no futuro.
Com os actuais níveis de endividamento, panorama financeiro segundo comunicado de impensa, o Hotel não revelou qual o montante da divida para com os trabalhadores assim como para com o banco. Apenas paira incerteza. ” Até a definição final do futuro do Hotel Kirimizi & Restaurante”. (Moz24h)