Por ocasião da Celebração do Dia do Canadá, a Alta Comissária do Canadá em Moçambique, Sua Excelência Sara Nicholls, celebra as relações bilaterais, as parcerias no sector da saúde, o comércio inclusivo, e felicita os recentes sucessos em matéria de paz e segurança em Moçambique.
No seu discurso, a Alta Comissária referiu que o encerramento da última base da RENAMO no distrito de Gorongosa no mês passado foi um momento histórico e positivo para Moçambique na busca da paz e unidade. “Foi uma honra celebrar este marco com todos aqueles que tornaram este feito possível, incluindo o Governo de Moçambique, a RENAMO e o Secretariado do Processo de Paz. O caminho para uma paz duradoura continua e o Canadá está ao lado de todos os moçambicanos no processo de reconciliação”, disse a Alta Comissária durante a recepção organizada na Galeria do Porto, no âmbito da celebração do Dia Nacional do Canadá, tradicionalmente assinalado a 1 de julho.
A Alta Comissária fez referência à contribuição de Moçambique como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Tive a sorte de ser nomeada Alta Comissária do Canadá numa altura em que Moçambique estava prestes a tornar-se membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A liderança de Moçambique proporcionou um quadro importante para contexto geopolítico actual complexo, incluindo o contra-terrorismo, a paz e a segurança das mulheres e os efeitos das mudanças climáticas” disse a Alta Comissária.
A cooperação entre Moçambique e o Canadá tem feito grandes progressos em vários sectores, mas especialmente no reforço dos sistemas de saúde e na promoção da saúde e direitos sexuais e reprodutivos, onde o Canadá mantém os seus maiores investimentos bilaterais de desenvolvimento em todo o país.
A política externa feminista do Canadá sublinha o nosso compromisso com o comércio inclusivo, que procura assegurar que os benefícios e oportunidades que decorrem do comércio sejam amplamente partilhados, incluindo com grupos que são tipicamente sub-representados, como as mulheres. O comércio, tal como o desenvolvimento, funciona melhor quando todos beneficiam dele. A Alta Comissária Nicholls concluiu dizendo que “o Canadá reconhece os enormes desafios num mundo mergulhado num ambiente geopolítico cada vez mais complexo.
Em última análise, temos de estar juntos para enfrentar estes desafios de frente. O Canadá orgulha-se de estar ao lado de Moçambique enquanto trabalhamos para trazer as nossas forças colectivas para encontrar soluções sustentáveis para as ameaças que se a vizinham. ”O Governo de Moçambique esteve representado pela Ministra da Administração Estatal,Sra Ana Comoana
Contexto sobre o Dia Nacional do CanadáNo dia 1 de julho, o Canadá celebra o seu dia nacional, que comemora a Confederação em 1867. O Dia do Canadá destaca a riqueza do país, a sua diversidade, a sua cultura, o seu povo e as contribuições dos canadianos para a nação e para o mundo. Desde 1868, o dia 1 de julho é uma oportunidade para os canadianos reflectirem sobre o que significa ser canadiano, partilharem o que lhes orgulha e celebrarem à sua maneira. Este orgulho reflecte-se de tantas formas tal e qual são tantos canadianos. (Moz24h)