A organização World Vision considera ter sido estratégica a decisão do Governo da República de Moçambique de integrar a componente do lanche escolar no Plano Estratégico da Educação. Recorde-se que o plano tem a propósito como uma das suas prioridades a “ expansão gradual e sustentável do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Ensino Primário, dando prioridade aos distritos com maiores índices de insegurança alimentar e de subnutrição infantil”. A World Vision considera que este é um passo na direcção certa, nos esforços destinados a melhorar o acesso à educação e a retenção e o aproveitamento escolares.
Lições aprendidas e boas práticas documentadas em vários países e regiões já demonstraram que a alimentação escolar pode constituir um diferencial nos esforços para reduzir os índices de mal nutrição, cujo impacto negativo no desenvolvimento cognitivo das crianças é irreversível. É também a única alternativa que muitas vezes resta a famílias carenciadas, pressionadas pelo crescente custo de vida.
A World Vision apela a que se sigam os investimentos que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE) necessita, tanto a partir do Orçamento Geral do Estado como por parte dos doadores e sector privado. Só assim, poderemos almejar um programa de alimentação escolar sustentável e à altura das necessidades das milhares que crianças cuja situação de vulnerabilidade extrema condiciona o seu direito à educação.
A mensagem da World Vision é alusiva ao Dia da Criança Africana, assinalado a 16 de Junho, este ano sob o lema “Educação para todas as crianças em África”.
Enquanto isso, a World Vision compromete-se a continuar a apoiar o Governo da República de Moçambique, como disso é prova o recente lançamento do “Parcerias para Resultados da Educação Sustentável” (PARES), que nos próximos cinco anos vai beneficiar mais de 85 mil alunos em 157 escolas nos distritos de Meconta e Monapo, na província de Nampula, e distrito de Milange, na província de Zambézia. O “PARES” é um projecto que visa contribuir para a melhoria da capacidade de literacia das crianças em idade escolar, e promover o uso de boas práticas de saúde, nutrição e dieta. Para alcançar estes resultados, o projecto vai realizar várias actividades com destaque para a merenda escolar. O projecto está avaliado em 35 milhões de dólares, financiados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
De salientar que nos últimos anos a World Vision forneceu mais de 1,5 milhões de refeições escolares diárias a alunos de 160 escolas nos distritos de Muecate e Nacaroa na província de Nampula, uma actividade realizada no âmbito da sua parceria com os Ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano, da Saúde e da Agricultura e Desenvolvimento Rural.