Por Estacio Valoi
É tudo pesado, quase tudo em pó a mistura de comprimidos peso bruto avaliado em milhões de dólares que alimentam a indústria mundial do trafico de droga na província moçambicana de Cabo Delgado um dos maiores corredores com o envolvimento de lideres da nomenclatura politica moçambicana, comerciantes alguns com nomes e procurados nas linhas da INTERPOL
Em menos de duas semanas a policia de investigação Moçambicana naquela província nortenha de Moçambique fez a apreensão de 80 quilogramas de droga- de 42 quilogramas de cocaína, 34 quilogramas de anfetamina e 4 quilogramas de heroína que estavam a ser transportados do distrito de Mecufi – Murewbwe para o centro da cidade de Pemba.
Segundo a policia de Investigação,” o cidadão moçambicano de que se fazia transportar numa viatura de cor branca marca Ford Ranger , de 38 anos de idade, identificado como Abdala Muarabo, natural de Macomia que foi neutralizado em 80 quilos de drogas no distrito de Mecufi-sede, no posto administrativo de Murrebue na madrugada do dia 30 de março de 2023”
A porta voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Cabo Delgado, Noémia João disse a 4 de Abril ultimo que o referido cidadão foi encontrado com diversos tipos de estupefacientes com possível proveniência das drogas é a ilha dos Comores cujo possível destino seria a província de Nampula.
“O Serviço Nacional de Investigação Criminal, neutralizou um indivíduo indiciado na prática de crime de tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Ele foi encontrado na posse de diversos tipos de drogas, e feito as análises no nosso laboratório, constatou-se que trata-se de 42 quilogramas de cocaína, 34 quilogramas de anfetamina e 4 quilogramas de heroína, estes que estavam a ser transportados numa viatura de marca Ford Ranger e foi neutralizado no posto administrativo de Murrebue, no distrito de Mecufi e diligências estão em curso para neutralização de outros indivíduos envolvidas nessa prática de crime”-
“Nós presumimos que a possível proveniência seja a ilha dos Comores e o destino seja Nampula, e aqui encontramos apenas único suspeito e vamos ainda investigar para ver se ainda há mais suspeitos, o suspeito foi neutralizado na estrada em direcção a cidade de Pemba”- Disse Noémia João.
O Cidadão Abdala Muarabo neutralizado pela policia poderá ser condenado entre 16 a 20 anos de prisão maior pelo crime de contrabando de droga refuta as alegações que recaem sobre si e que desconhecia a natureza do produto e muito menos conhece a pessoa alegadamente proprietária do produto uma vez que ele foi simplesmente entregue pela suposto dono , assim como não sabia o destinatário da carga
“Conforme como estão a ver, levei aquele produto, não sabia o que era também, a pessoa não conheço, parei a pessoa trouxe e eu recebi carreguei e prontos, eu sou comerciante cá na cidade de Pemba, vendo pedras semipreciosas, eu não sou o dono dessa droga e não sou traficante, a pessoa não conheço, recebi o telefonema e a viatura me pertence, eu conheci a pessoa do telefonema através duma viagem, trocamos contactos e ele pediu por acaso que levasse o produto e eu não sabia o que era esse produto, pensei que era uma coisa normal e é pela primeira vez”- disse Abdala Muarabo.
Sabe se que este ano esta é a segunda apreensão de drogas na província de Cabo Delgado, portanto, a primeira foi uma apreensão de meio quilograma no distrito de Montepuez e a segunda é esta de 80 quilograma apreendido no distrito de Mecufi.
Outra droga fica na baia de Pemba onde o consumo desta vem aumentando a velocidade estonteante com entrada via terrestre, aérea , marítima e com direito ‘ papinha de pó.”
Iranianos e paquistaneses e as duas toneladas de “pó” no largo da baia
Recentemente a marinha de guerra interceptou uma embarcação com 12 Iranianos abordo que transportavam mais de uma tonelada de droga. Apercebendo-se que as autoridades estavam no seu encalce, optaram por incendiar o barco para, de seguida, se atirarem ao mar.
Era a desesperada e derradeira de apagaram os vestígios. Resgatados das águas foram recolhidos e encarcerados em celas na cidade de Pemba.
Quando se ainda se digeriam os iranianos, nove dias depois uma outra embarcação com treze cidadãos paquistaneses transportando 431,8 Quilogramas de Heroína e Ice foi apreendido pelas retromencionadas Forças de Defesa e Segurança. (Moz24H/CJIM)
https://cjimoz.org/news/dial-00989153453001-para-falar-ao-comando-do-narcotrafico/