A Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo), atribuiu, esta semana, um diploma de honra ao Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em reconhecimento da valiosa contribuição do Banco, para a realização da missão universitária, em prol do desenvolvimento.
Num evento que contou com mais de uma centena de participantes, a Universidade Pedagógica de Maputo atribuiu, também, diplomas a personalidades e instituições públicas e privadas, de várias áreas de desenvolvimento, que nos últimos anos contribuíram para o sistema de educação e pesquisa científica.
De acordo com o Presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, “receber esta distinção representa o reconhecimento do esforço do Banco, e significa fazer parte de algo que agrega valor”. Referiu, mais adiante, que “a educação constitui, sem sombra de dúvida, uma das mais importantes vertentes impulsionadoras do desenvolvimento social, cultural e económico nacional, daí o nosso envolvimento como instituição que continua a dar todo o apoio à educação, no país”. Recordou, igualmente, a natureza alargada da parceria com a Universidade Pedagógica. “Efectivamente, ela está bem longe de se resumir à vertente da nossa actividade principal. Ela atravessa áreas tão importantes como o ensino, cultura, o desporto, demonstrando que o BCI é um Banco particularmente focado com as causas mais relevantes do desenvolvimento económico e social sustentado de Moçambique e dos moçambicanos”.
Conforme anunciado, entre várias instituições nacionais e internacionais que contribuíram para o crescimento da UP-Maputo, e que mereceram reconhecimento, estão as embaixadas de Portugal, França, Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, Brasil, Tanzânia, África do Sul, Bolsa de Valores, Instituto Nacional de Petróleos, Biofund, Camões Instituto português, CFM e IPAJ.