O BCI acolheu, no Auditório do seu Edifício-Sede, a Conferência de Imprensa de lançamento do ‘Fórum de Negócio Moçambique – Itália’, o qual vai ter lugar nos dias 3 e 4 de Junho, em Maputo. No evento, estiveram presentes o embaixador Italiano em Moçambique, Gianni Bardini; o Administrador do BCI, Raúl Almeida; o presidente da Câmara de Comércio Moçambique – Itália (CCMI), Simone Santi; o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Candieiro Lineu, entre outros representantes de instituições parceiras.
Entre vários objectivos, o fórum visa reunir representantes de grandes empresas em vários sectores de actividade, tomadores de decisões, membros do governo e entidades diplomáticas, para discutir oportunidades de negócios e parcerias estratégicas, assim como apresentar os principais projectos e estratégias de conteúdo local.
Na qualidade de anfitrião, o administrador do BCI foi o primeiro a tomar a palavra, tendo frisado que a parceria entre o Banco e a CCMI constitui um compromisso importante para o desenvolvimento, quer do ponto de vista da economia do país, quer ao nível das diversas parcerias entre as empresas moçambicanas e italianas. “A nossa expectativa é que este fórum constitua uma oportunidade inequívoca para a melhoria do ambiente de negócios, e permita a ambos os países continuar a desenvolver uma relação profícua. É importante sublinhar o papel que o BCI tem na economia moçambicana. Estamos presentes em todo o país e temos um forte compromisso com o desenvolvimento da economia local”.
Segundo o embaixador Italiano, o evento vai reunir 30 empresas italianas, entre as maiores. Trata-se, portanto, de “um evento muito importante, e quero elogiar a Câmara de Comércio Italiana porque, na verdade, é um motor de iniciativas, de ideias e está a fazer um grande trabalho para promover as relações económicas”, salientou Gianni Bardini.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Itália (CCMI) afirmou que o principal objectivo desta missão empresarial é dar continuidade às actividades que já foram realizadas em outubro do ano passado. “Nós achamos que este tipo de iniciativas é para favorecer o conteúdo local. Obrigado ao BCI, por estar sempre connosco, como patrocinador. Vamos ter o evento em sectores de referência, que são os de infraestrutura, petróleo e gás, assim como das tecnologias. Serão disponibilizadas vagas para fazer encontros bilaterais”, afirmou Simone Santi.
Contribuindo como parceiro relevante, o BCI perspectiva um fórum empresarial que permita fortalecer e estimular as relações bilaterais, assim como proporcionar momentos de intercâmbio entre a classe empresarial, em prol do desenvolvimento.