No quadro da participação na Semana de Ato Nível da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, o Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve esta segunda-feira um encontro bilateral com o director executivo do Escritório deste organismo universal para Serviços de Projectos (UNOPS), Jorge Moreira da Silva.
Tratou-se de uma reunião para as duas partes avaliarem o desenvolvimento de alguns projectos em Moçambique, como é o caso do que está em curso na província de Cabo Delgado em parceria com o Banco Mundial para o apoio humanitário às populações deslocadas vítimas do terrorismo.
Em declarações à imprensa no término da reunião, Jorge da Silva considerou o momento como de grande relevância para a população moçambicana, não somente pelas acções desenvolvidas pela agência em Moçambique, mas também por se tratar do país onde a organização tem maior presença a nível continental.
“Foi uma boa ocasião para eu verificar do lado do Governo se estavam satisfeitos com a forma como nós estamos a trabalhar. As Nações Unidas têm como função servir as populações perante as necessidades concretas que têm em pareceria com os governos. Por isso, verifiquei com muito, muito, agrado a avaliação muito positiva que o senhor Presidente da República fez do nosso trabalho e a expectativa que tem de que nós possamos continuar com novos projectos, e essa também é a minha expectativa”.
O projecto em Cabo Delgado envolve o apoio às populações na área social, mas mais concretamente na componente de saúde, habitação, educação, desenvolvimento da economia e a criação de empregos.
Todavia, o Chefe de Estado e o director executivo da UNOPS conversaram sobre a possibilidade de apoio em outros sectores, como o da energia limpa, por se notar que Moçambique possui um enorme potencial de crescimento da energia solar, porém ao mesmo tempo ainda existe muita população sem acesso à electricidade.
“Precisamos de energia limpa para todos, e isso pressupõe valorizar os recursos endógenos, neste caso a energia solar. E esta é uma área em que estamos muito interessados numa parceria com o Governo”, disse o executivo da UNOPS, que recebeu um convite do Presidente da República para se deslocar a Moçambique com o objectivo de ver os projectos em curso e também discutirem novos.
Jorge Moreira da Silva afirma ver com uma enorme satisfação a parceria do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos com o Governo de Moçambique, e diz estar animado para prosseguir a cooperação. (RM)