O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) reiterou nesta quarta-feira, 13 de Dezembro, o compromisso de continuar a apoiar os projectos de geração de energia que estão a ser desenvolvidos no País.
“Fiquem descansados porque o BAD, como parceiro do desenvolvimento e crescimento, vai continuar a apoiar os esforços do Governo para o fornecimento de energia conveniente, e daremos garantias e investimento financeiro necessário para assegurar o sucesso dos projectos”, afirmou o representante do BAD em Moçambique, Henry Baldeh.
Intervindo em Maputo, durante a cerimónia de assinatura dos acordos de parceria para a implementação do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, o responsável avançou que a sua instituição está disponível para cumprir com o rigor o seu papel de conselheiro do projecto de 1500 MW.
“Somos parceiros comprometidos e, por isso, vamos continuar a apoiar a liderança e as próximas fases do projecto. A infra-estrutura vai ajudar a industrializar a economia e a consolidar a posição do País enquanto produtor de energia”, destacou.
Segundo Henry Baldeh, o projecto Mphanda Nkuwa é um exemplo claro de como o Governo de Moçambique está a equilibrar a disponibilidade de água, energia, segurança alimentar e desenvolvimento inclusivo.
Com um custo estimado de 4,5 mil milhões de dólares, o projecto inclui o desenvolvimento de uma barragem, uma central hidroeléctrica com capacidade de até 1500 MW e uma linha de transporte de energia eléctrica em alta tensão de 1300 Km. A conclusão do empreendimento está prevista para 2031. (DE)