A RDPI-Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância e o UNICEF-Fundo das Nações Unidas para a Infância realiza a sua mesa redonda sobre Desenvolvimento da primeira infância em Mocambique
O evento terá lugar amanha Quinta-feira, 28 de Setembro de 2023 (a partir das 08:30-agenda abaixo no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano onde estarão presentes representantes do Ministério da Saúde Quinhas Fernandes, Representante da RDPI, Domingos Chissano, Representante –Adjunto do UNICEF em Mocambique Yannick Brand entre outros convidados.
Contextualização: O Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) refere-se ao desenvolvimento de uma pessoa no período na vida desde a concepção até aos 8 anos. É um período de desenvolvimento rápido e crítico, sendo que 90% do cérebro de uma criança se desenvolve até aos cinco anos de idade. Os primeiros mil dias de vida (até dois anos), e seu impacto significativo no desenvolvimento da primeira infância, representam um período crítico na vida de nossas crianças. Durante esse período, as bases para o seu desenvolvimento são estabelecidos, influenciando sua saúde, habilidades cognitivas, emocionais e motoras, bem como o seu potencial ao longo de toda a vida.
Em Moçambique, como em muitos outros lugares do mundo, enfrentamos desafios significativos relacionados ao desenvolvimento da primeira infância. Muitas crianças ainda enfrentam carências nutricionais, falta de acesso a cuidados de saúde de qualidade e limitações no acesso à educação e estimulação adequada.
O UNICEF vem apoiando o Governo na implementação de intervenções e políticas públicas que concorrem para o desenvolvimento pleno da criança, incluindo intervenções a nível das Unidades Sanitárias, Comunidades, criação de um ambiente favorável para o DPI, reforço das capacidades institucionais e advocacia para priorização e investimento relacionados com os primeiros 1000 dias da criança. Pais, cuidadores, comunidades e governo desempenham um papel vital ao proporcionar um ambiente rico em estímulos, afecto e interacção criando maior oportunidade para a criança vir a tornar-se uma cidadã criativa, reflexiva e interactiva com a sociedade. (Moz24h)