Saltou logo à vista mais um esquema para roubar as pessoas!
Quando vais plastificar as malas, eles pesam numa balança electrónica para evitar que se plastifique as malas com peso a mais. Nós tirámos 1 Kg de uma mala e 2 Kg da segunda. Nota que eu em casa tenho uma balança própria para malas que indicava que tinha o peso certo…
Após o processo de plastificação das malas vai-se despachar as malas de porão e verificar o bilhete ao balcão da companhia aérea. Lá as malas voltaram a ser pesadas e apresentavam um pouco mais de um quilo a mais cada uma. A senhora do balcão, fez-se simpática / amiga e só cobrou o excesso de bagagem de uma.
Quer dizer que as balanças que existem no aeroporto não estão calibradas, ou melhor, estão calibradas para o gamanço. Isto também é perigoso para a segurança dos aviões. O comandante faz o cálculo do centro de gravidade do peso da carga nos porões com base na informação dos valores do peso real das bagagens. Se lhe é fornecido um peso total muito inferior/diferente do real os cálculos do consumo de combustível para a viagem toda, a forma como o avião deve decolar da pista e muitos outros factores, como a quantidade de combustível a bordo, a estabilidade do avião, etc, é deturpado. Tudo isto pode ter consequências catastróficas só para esses bandidinhos espertinhos do balcão sacarem uns míseros meticais às pessoas.
Tenho a certeza que há mais esquemas a facilitar o gamanço no processo de embarque /desembarque de passageiros no aeroporto internacional de Maputo e acho que daria para um artigo contundente, agora que a LAM está também mergulhada em escândalos inimagináveis. (x)