Iniciou ontém em Moçambique a Campanha de Educação Cívica com vista às eleições autárquicas a serem realizadas a 11 de Outubro do corrente ano.
Com o recenseamento programado para arrancar aos 20 de Abril estima-se que estejam envolvidos mais de mil agentes de educação cívica.
E as comissões provinciais de eleições em Cabo Delgado, garantiram ontem estarem criadas as condições para o começo da campanha de educação cívica nas diferentes autarquias da província incluindo Mocimboa da Praia.
Segundo o Centro de Integridade Publica (CIP) Comissão Provincial de Eleições de Cabo Delgado para supervisionar o processo foram enviados os vogais da CNE para aquela autarquia. Os membros da CNE, que ora em Mocímboa, não estão com mandato para aferir as condições para a realização das eleições, apenas vão supervisionar o início da campanha de educação cívica.
O CIP questiona quanto a realização de eleições naquele distrito
“Mas será que haverá eleições em Mocímboa da Praia?
O recenseamento eleitoral começa em 10 dias. A decisão de haver ou eleições em Mocímboa já vai atrasada. Esta situação deixa claro que irá prevalecer a proposta da Comissão Provincial de Eleições (CPE) de realizar o recenseamento eleitoral e as eleições de 11 de Outubro apenas na zona autárquica. A Renamo promete levar o debate para a próxima sessão da CNE.
A CNE é bastante criticada pelo facto de não chegar a consenso sobre a necessidade de se deslocar uma equipa de vogais para ir aferir as condições materiais para realização das eleições em Mocímboa da Praia.” (Moz24h)
https://www.cipeleicoes.org/wp-content/uploads/2023/04/Boletim-das-eleicoes-52.pdf